5 principais pontos turísticos do Maranhão que você precisa conhecer!
O Maranhão é um dos mais importantes estados da região nordeste do Brasil, com um imenso patrimônio histórico e natural. Isso faz com que os pontos turísticos do Maranhão sejam repletos de atrativos que mesclam a cultura dos povos locais com uma enorme diversidade de ecossistemas.
Há quem defina as paisagens maranhenses como surreais. E não é à toa! Elas vão desde dunas de areias claras com piscinas naturais até casarões com fachadas completamente revestidas de ladrilhos coloridos.
Se você está em busca de ideias sobre o que fazer nos mais de 300 mil quilômetros quadrados desse estado maravilhoso, veio ao lugar certo! Continue acompanhando e veja uma lista recheada de atrações e pontos turísticos do Maranhão!
1. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Essa lista não poderia começar de outra maneira. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é parada obrigatória para quem faz turismo no Maranhão e em estados vizinhos.
Diariamente, viajantes estrangeiros e brasileiros passam por esse cenário que parece ter sido tirado de uma obra de ficção. E, de fato, até mesmo a superprodução do cinema Vingadores Guerra Infinita teve cenas gravadas nesta locação paradisíaca.
O parque é composto por centenas de lagoas de água doce azuis e verdes cristalinas formadas pela chuva em meio às dunas de areias finas e alvas. As melhores épocas do ano para usufruir delas é nos meses de abril a agosto, na temporada de índices pluviométricos mais abundantes. Mas, a bem da verdade, a paisagem é capaz de tirar o fôlego em qualquer estação.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica localizado a oeste do estado, com influência da Amazônia e da Caatinga, embora esteja inserido na região do Cerrado. O campo das dunas é o mais procurado pelos turistas, ocupando cerca de dois terços da área total da unidade de preservação que é administrada pelo ICMBio.
Os municípios com melhor estrutura para recepcionar e conduzir os visitantes até o local são Santo Amaro, Barreirinhas e Primeira Cruz. Os passeios são realizados por veículos com tração 4X4 com credenciamento e adaptados para percorrer esse tipo de terreno árido.
Diversos circuitos diferentes podem ser feitos. O mais popular é o da Lagoa Azul, que conta com trilhas na restinga, passeios nas dunas e paradas para se banhar nas lagoas.
2. Delta do Rio Parnaíba
Esse é um dos pontos turísticos do Maranhão que é compartilhado com o estado do Piauí. O Delta do Parnaíba, também chamado de Delta das Américas, é uma formação geográfica rara no mundo. Só há outros dois deltas semelhantes no planeta, localizados no Vietnã e na África.
Seu arquipélago é formado por diversas ilhas e cinco saídas para o mar: Barra do Tutóia, Barra do Caju, Barra de Igaraçu, Barra da Melancieira e Barra das Canárias. Elas oferecem um grandioso santuário ecológico com águas cristalinas, manguezais e igarapés.
Para que toda essa diversidade natural seja protegida, foi criada em 1996 uma área de proteção ambiental chamada APA Delta do Parnaíba. Ela abrange mais estados do nordeste e 10 municípios ao todo.
Além de caminhadas contemplativas e deliciosos banhos nas águas quentes da região, é possível avistar inúmeras espécies da fauna e flora. Além, é claro, de visitar comunidades tradicionais que vivem de maneira integrada com a natureza.
3. Centro Antigo de São Luís do Maranhão
São Luís do Maranhão é a capital maranhense, uma cidade fundada por exploradores franceses no século XVII. Porém, também tem forte influência de colonizadores franceses e de povos nativos, o que resultou em uma cultura única e extremamente rica.
As ruas da cidade da chamada “Ilha do Amor” são muito bem preservadas, com casarões antigos cobertos de ladrilhos e azulejos vindos do além mar. Suas igrejas também possuem uma arquitetura impressionante e estão espalhadas por todo o Centro Antigo de São Luís, tombado pelo IPHAN como patrimônio histórico nacional.
Há pelo menos 4 mil imóveis preservados na região, com edificações que valem a visita. As mais procuradas são: o Convento das Mercês, o Palácio dos Leões, a Casa das Minas, a Catedral dos Jesuítas, a Fábrica de Cânhamo, o Teatro Artur Azevedo e a Casa das Tulhas. Saiba mais sobre São Luís do Maranhão.
4. Alcântara
Alcântara é conhecida como uma cidade que parou no tempo. Ela possui um conjunto arquitetônico de mais de trezentas construções do período colonial brasileiro, embora muitas delas estejam em ruínas.
Dentre os cartões postais da cidade estão sobrados, palácios e igrejas, como a Matriz de São Matias, uma das mais visitadas. Muitas das construções já foram residências antigas de barões do período de ouro da vila, quando as lavouras de algodão e de cana de açúcar eram a atividade econômica principal.
Mas engana-se quem acha que a vida cultural e turística de Alcântara se resume à parte histórica. As praias também são de tirar o fôlego, desde a badalada Praia da Baronesa até praias desertas que só são acessíveis via embarcação. Vale a pena conhecer!
5. Chapada das Mesas
O Parque Nacional da Chapada das Mesas não poderia deixar de estar presente nessa lista de pontos turísticos do Maranhão. Localizado no sul maranhense, esse é um destino repleto de quedas d’água, trilhas em meio a mata nativa e parques naturais com águas cristalinas e calmas.
A região dista pouco mais de 830 km da capital São Luís. Por isso, muitos dos visitantes vêm da capital de Tocantins, Palmas, que é mais próxima.
Dentre os seus principais atrativos, estão as Cachoeiras Gêmeas do Itapecuru, a Cachoeira de São Romão, o Portal da Chapada das Mesas, o Poço Azul, a Cachoeira da Prata, o Morro do Chapéu e o Complexo Turístico da Pedra Caída. Opções é que não faltam para relaxar ou até mesmo para a prática de esportes radicais.
Como os principais locais procurados pelos turistas ficam longe do centro da cidade, é importante chegar a eles com o acompanhamento de um guia especializado. Também é recomendado o uso de veículos com tração 4X4. Mas o esforço compensa!
E então, já escolheu qual será o seu primeiro destino para fazer turismo no Maranhão? Conte nos comentários!
Reveja o conteúdo...